domingo, 30 de outubro de 2011

Tonhecas!!

O Tonhecas é o meu tio materno, a única ligação com a família da minha mãe.
Tem 77 anos e é uma força de vida, um exemplo a seguir, o meu orgulho. Está a viver no Lar, há muitos anos, porque não era possível para nós ficarmos com ele, pois na altura a minha irmã tinha terminado a licenciatura e foi colocada em Almodovar.
A verdade, é que ele se adaptou muito bem à instituição, assumiu como a sua casa em todas as perspectivas. É uma pessoa muito activa e talentosa, tem o dom de conseguir por qualquer planta a crescer, dá vida às flores e árvores de fruto. Tudo o que toca vira flor e fruto. É cuidadoso, trabalhador e faz todos os dias este trabalho no quintal da instituição, é dele tomou-lhe posse. Cava, semeia, rega, arranja daqui e dali.
Hoje quando o fui visitar, fui logo ao quintal por adivinhar que lá estava e acertei, ia fazendo "pipi" nas pernas (lol), estava ele com uma saca de plástico a fazer de avental e a cavar numa zona alta, enfim só vendo.
Explicava muito entusiasmado que o avental é para não sujar a roupa, pois as senhoras do lar não gostam.

Cá está inventou uma solução para ultrapassar o problema, não é isso a inteligência? Trata-se de uma pessoa que não sabe ler nem escrever, nunca andou na escola, sempre trabalhou a guardar gado. Diz ser assim naqueles tempos, subestimado por muitos, mas não por mim.
Lida de forma brilhante quando surge problemas, às vezes até é entendido com algum desprendimento, mas para mim é com a sensibilidade de quem só se teve a si. Admiro-o pela sua força e garra, por exemplos como este - está internado no Hospital, mas a sua preocupação é se falta à festa que ia haver no Lar...;a sobrinha termina a relação - também ele não prestava para nada fizeste muito bem, nenhum juízo sobre mim, apoia-me sempre.

Enquanto puder vamos estar sempre ao seu lado, ouvimos por vezes " fazem bem em vir é um favor, é uma obrigação!" não considero para mim é um prazer!!!!!!!!!

Sem comentários: