segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rosácea

Para quem não sabe eu tenho Rosácea que é uma doença crónica e frequente da pele que afecta sobretudo a face e que se caracteriza inicialmente por vermelhidão episódica e posteriormente por vermelhidão persistente e lesões inflamatórias.

Conhecem-se diversos factores desencadeantes, como o calor, o frio, a radiação ultravioleta, as emoções, o álcool, as especiarias ou as bebidas quentes.

Eu, como trabalho mesmo ao lado de um ar condicionada é um castigo, quando dou por mim, estou super pimentão vermelho e o pior é que começa a formar borbulha. Relativamente às emoções sempre fui muito transparente, mas com a nossa cara a demonstrar prontamente se estas ou não irritada, envergonhada, desconfortável, é horrível...

A rosácea normalmente responde de forma satisfatória ao tratamento, mas a melhoria é gradual e requer paciência e perseverança. A informação do doente tem um papel importante no tratamento desta doença.
Esta é uma questão fundamental, até saber o tinha fui a diversos dermatologistas e nenhum tratamento resultava, fiz acumpultura e tinha o rosto horrível, uma fase para esquecer. Com a ajuda da minha actual dermatologista, tenho controlado o vermilhão. Por vezes tenho que fazer medicação oral.

Os doentes com rosácea devem lavar o rosto com água tépida, evitando temperaturas quentes ou frias, e aplicar um líquido de limpeza suave com a ponta dos dedos. Para limpar o rosto, recomenda-se a utilização de uma toalha macia. Podem ser utilizados produtos de limpeza específicos para a rosácea, por exemplo, produtos que contenham sulfacetamida de sódio e enxofre...

Os cremes que utilizo são da URIAGE, linha roseliane

Aplicar sempre de manhã

Base disfarça as imperfeições




Limpeza de rosto


Evitar determinados produtos cosméticos

Produtos que contenham álcool, mentol, hortelã-pimenta, óleo de eucalipto e fragrâncias devem ser evitados, assim como produtos oleosos, de forma a minimizar a irritação da pele.

Sem comentários: